Nos falta um tanto de Revolução Francesa

A revolução francesa foi um motim contra a tirania. Foi uma época onde 'pequenos burgueses' e 'proletários', 'homens' e 'mulheres' se uniram contra um inimigo comum: os déspostas, as hierarquias reinantes e sagradas, a injustiça plena que cultivava a fome para manter as aparências do glamour. Acredito que nos falta muito isso... Uma indignação bem direcionada, o entendimento de quem é irmão, quem é inimigo, nessa batalha; por outro lado temos cometido nos últimos anos os mesmo erros centenários: decapitar todos os adversários (tomá-los como pessoas que não pensam ou que tem valores desprezíveis), cultivar discursos tão cheios de si que nos tornam intransigentes e irascíveis.


Aprendo muito ao pensar naquela época e sonho muito em ver meus compatriotas conclamarem a liberdade com afinco. Enquanto, não encontrardes os modos apropriados, espero-vos. Afinal, todos os que não são defensores da liberdade, ou que tornam-se ferrenhos defensores de sua própria liberdade exclusivamente, invariavelmente tornam-se eles mesmos ditadores, fazendo leito para a chegada do pior dos napoleões. Não importa quanto sangue já tenha sido derramado, sempre haverá mais a derramar. Cuidado, portanto, meu querido palhaço, pior do que está é bem capaz de ficar. Na minha concepção, não existe uma pequena ditadura que garanta a liberdade. A imposição nunca pode ser um modo congruente de promover o bem-estar ou o progresso. A adentrar na roda maquiavélica de crer que um mal justifica um bem, perderemos o bom-senso e ainda, iludidos, nos creremos os mais razoáveis idealistas. Cuidado, patrícios, que este solo é pantanoso... Marchemos, ao contrário, por vias amplas, agregatórias e conclamantes! Cantemos um hino que todos queiram cantar!

A democracia espera e precisa da voz de todos, sobretudo e principalmente a dos mais fracos e miúdos. A democracia precisa, a ser forte e plena, da voz dos calados e dos mudos.

Cantemos, irmãos, que um novo hino nascerá!

Procurar por Tags
Busca por palavras
Siga O Franco Atirador
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Tumblr Social Icon
  Por Trás do Franco Atirador

© 2016 por O Franco Atirador

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores