© 2016 por O Franco Atirador

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

Tanto os taxistas quanto os uberistas estão errados

December 4, 2016

                Devíamos lutar por um bem maior do que o que advogam tanto os taxistas quanto os uberistas. Há inúmeros bens maiores do que estes interesses privados, pseudopúblicos, advogam. Eu vou me preocupar em citar apenas um, para começo de conversa.

                O problema dos taxistas é evidente para a maior parte da população, e é por isso que o uber e seus semelhantes tem sido vistos como um avanço: a regulação que a administração pública fornece deveria ser a garantia de um bom serviço: no entanto, notamos que a maior parte dos seus esforços é mera burocracia inútil e não resulta em um serviço consistente: há inúmeros taxistas mal-educados, há mesmo os que deliberadamente infringem regras enquanto dirigem, ou não tem uma direção defensiva. Muitos adoram destilar sua negatividade no consumidor, e não raro ficam reclamando de outros condutores ao cliente, que nada tem com isso. Em adição ao exposto, o serviço é caro.

                O principal avanço do uber é este: um serviço mais barato, com mais cortesia. Não é livre também de motoristas ruins ou enxeridos, muito embora a tentativa de agradar o cliente seja visível. No entanto, muito pouco disso deveria ser o ensejo de nossa discussão: enquanto uns querem para si o monopólio do serviço, garantidor de sua ineficiência, os outros apenas buscarão o lucro próprio, por serem capazes de prestar um serviço melhor e mais barato.

                E nesta disputa, em que devemos defender o Estado ou o Capital, me pergunto afinal porque não defendemos o Ambiente: por que os veículos utilizados não são obrigatoriamente não-poluentes? Isso seria um avanço muito maior do que obrigar os taxis a serem carros da cor laranja (o que exige a pintura, custosa) ou que tenham GPS (sobretudo um GPS que também tem seu custo, mas muitas vezes falha devido a diversas limitações)."

Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Busca por palavras
Siga O Franco Atirador
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Tumblr Social Icon
  Por Trás do Franco Atirador