© 2016 por O Franco Atirador

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

Por que somos moralistas

June 8, 2016

                Num mundo onde a justiça fosse efetiva, seria dispensável praguejar contra uns e outros. Num mundo onde a justiça é inefetiva, em verdade, tampouco adianta praguejar contra uns e outros. Então por que o fazemos? Por que precisamos expressar com tamanha veemência nossos ideais?

                Acabo de assistir o filme que Jabor fez da peça escrita por Nelson Rodrigues, “Toda nudez será castigada”. Ao começo, os personagens parecem estereotipados, mas ao fim, há uma coerência e uma plausibilidade. E as críticas tecidas de um personagem ao outro parecem justificar suas próprias escolhas de vida. As tias são fofoqueiras pois não têm vida própria. O filho busca negar a sexualidade do seu pai por não se permitir uma semelhante. O viúvo precisa manter para si um padrão de vida que teve por 30 anos.

                Ao fim, é a prostituta que vira a todos para denunciar as suas hipocrisias. Da personagem mais vilipendiada moralmente surge muitos quês de verdade. Verdades que ela só pode devolver ao se tornar de alguma forma moralista, embora nunca faça aquela confrontação direta típica dos outros personagens.

                Eu estava sonhando com uma sociedade onde a justiça fosse eficaz. Muitas vezes nos indignamos com atitudes erradas que vemos acontecerem. Não faz muito caiu uma ponte de ciclovia no RJ, foram dois mortos. Ao longo da semana as mobilizações se deram em torno do tema estupro. As reclamações por termos governantes corruptos continuam a todo vapor. Mas a maioria das coisas que nos incomoda é mesmo crime e não deveria irritar nossas entranhas. Bastaria transitar em julgado com as devidas denúncia e resolução.

                Mas grande parte do que nos irrita é justamente a sensação de impunidade. É ver sucesso naqueles que julgamos falta de mérito. E nosso único recurso possível é expressar nosso ideal. Enunciar como as coisas deveriam ser. E fazemos isso a partir de todo o incômodo que sentimos.

Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Busca por palavras
Siga O Franco Atirador
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Tumblr Social Icon
  Por Trás do Franco Atirador